Acontece no Parque do Carmo, zona leste, São Paulo, nos dias 31 de julho a 02 de agosto, todos os anos a 37 anos, por volta dessa data, a tradicional Festa das Cerejeiras.
A cerejeira é a árvore símbolo do Japão e tornou-se a marca dos descendentes da comunidade nipônica que vive na região de Itaquera. Todos os anos essa comunidade tem a tradição de realizar o "hanami", de sentar sob as cerejeiras e contemplá-las durante um bom período.
O vento sopra as delicadas pétalas das flores fazendo com que elas se espalhem produzindo um belíssimo espetáculo da natureza, tal como acontece no Japão.
A maioria das Cerejeiras foram plantadas na década de 70 pela comunidade japonesa, residentes na zona leste, para os japoneses a árvore representa alegria, beleza e renovação.Suas flores duram apenas uma semana, razão pela qual a festa só dura um fim de semana por ano, esta data é a única oportunidade de conferir os caminhos formados pelas flores em tons de rosa.
Nessa festa os visitantes tem contato com a cultura japonesa, como apresentação do taiko, tambores japoneses, dança folclórica típicas, demostração de ginástica e artes marciais, como tai chi chuan, entre outras.
Espalhadas pelo parque, barracas vende comidas típicas oriental, como yakissoba, tempurá, guiza e tamaki.
Tive a oportunidade de conhecer essa festa de perto e ver as cerejeiras repletas de flores rosas, é algo magnífico, muito lindo de se ver, o parque fica muito cheio nesses dias, mas vale a pena todo esforço para conseguir entrar no parque e estacionar.
Fui com o Pedrinho que se divertiu muito com a bicicleta dele, bjos e abraços a todos e até o próximo post.
Veja o vídeo abaixo, vale a pena conferir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário